Dr. Josias Caetano revela por que a cirurgia plástica faz tanto sucesso no Brasil – OnePop
Connect with us

Noticias

Dr. Josias Caetano revela por que a cirurgia plástica faz tanto sucesso no Brasil

Publicado a

em

Dr. Josias Caetano / Divulgação

Doutor Josias Caetano, médico especializado em cirurgia plástica, aponta alguns dos fatores que popularizou os procedimentos estéticos no país.
A cirurgia plástica é um ramo da medicina que se popularizou mundialmente! Dentre tantas técnicas que já existiram e existem, novos estudos são realizados diariamente para que o futuro seja cada vez mais promissor na área. E no Brasil, o procedimento tem ganhado cada vez mais força, colocando o país como um dos líderes mundiais em cirurgia plástica.
De acordo com os dados mais recentes da pesquisa realizada em 2020 pela Sociedade Internacional da Cirurgia Plástica (ISAPS em inglês), o Brasil se encontra em segundo lugar no ranking internacional de realizações de cirurgias plásticas, perdendo apenas
para os Estados Unidos. O estudo contou com entrevistas de mais de mil profissionais.

Dr. Josias Caetano / Divulgação

Dr. Josias Caetano / Divulgação

Mas por que tanto sucesso nacionalmente?

“Uma das principais razões é a cultura da beleza e estética no Brasil. A busca por mudanças a fim de ter um ‘corpo perfeito’ aumentou consideravelmente nos últimos anos, principalmente na época do verão, quando há uma maior exposição corporal nas praias”, aponta Dr. Josias Caetano.

Ainda segundo o estudo, foram realizadas cerca de 1.306.962 operações no país. Entre os procedimentos mais realizados estão os de rosto/cabeça, corpo e extremidades e aumento de mama. Porém, a abdominoplastia foi mais escolhida entre as opções de cirurgias: cerca de 112.186 realizadas. Em um recorte de gênero, o levantamento indicou que, no panorama mundial, 86,3% dos procedimentos cirúrgicos são realizados por mulheres e 13,7% por homens.

Outro fator importante é a qualidade dos profissionais e dos serviços oferecidos no Brasil. Existe uma grande quantidade de cirurgiões plásticos altamente capacitados e reconhecidos no exterior, além de clínicas e hospitais equipados com tecnologia de ponta e infraestrutura de qualidade. Isso faz com que os pacientes tenham maior confiança nos procedimentos, aumentando a procura por esses serviços. Além disso, a cirurgia plástica tem se tornado cada vez mais acessível. O crescimento da oferta de serviços faz com que os valores se tornem competitivos, dando abertura ao público e o expandindo. “Muitas clínicas também oferecem opções de financiamento e parcelamento aos pacientes”, relata o doutor.

Por fim, a cirurgia plástica pode trazer benefícios não apenas à aparência, mas também à autoestima e saúde mental dos pacientes. Uma pesquisa intitulada “O impacto da cirurgia plástica na autoestima”, publicada pelo Instituto de Psicologia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), constatou que a busca pela cirurgia plástica pode estar baseada em fatores físicos e emocionais.
Quando um indivíduo pode modificar algo em sua aparência que não o agrada, há uma melhora em seu bem-estar e como se apresenta à sociedade. Contudo, é importante lembrar que qualquer procedimento cirúrgico envolve riscos e deve ser realizado com responsabilidade e orientação médica adequada. “Ainda, é preciso um acompanhamento médico eficiente para que o desejo de modificar qualquer característica física seja feito por uma vontade própria do paciente e não apenas pressão estética, pois muitos procedimentos são irreversíveis”, alerta o cirurgião.

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Mais Lidas

© Todos os direitos reservados