Noticias
Ex-ministra de relações estrangeiras Antonieta Rosa Gomes lança dois Livros simultaneamente
No dia 24 de julho de 2022, a ex-ministra da justiça, ex-ministra de relações internacionais, advogada, poetisa e deputada em Portugal, lançou os 02 primeiros livros “Da Mutabilidade dos Contratos Administrativos e Retratos de Mulher,” lançados na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, no Brasil.
”Muitos colegas e amigos/as assistiram o evento. ”O Centro Académico XI de Agosto fez-se representar por uma delegação. Foi um momento lindo marcado pela homenagem, que os estudantes e os Antigos Alunos das “ARCADAS” fizeram questão de me prestar. Pois, foi na USP que fiz a licenciatura e o Mestrado em Direito. O evento encontra-se destacado nos registos da prestigiada Universidade de São Paulo, ” disse ela.
Veja o link:
http://arcadas.org.br/galeria_aberta.php?gal=92…
Nasceu em Bissau, na Guiné-Bissau, é jurista e advogada de profissão. Fundadora e líder do Fórum Cívico Guineense-Social Democracia (FCG-SD), foi a primeira mulher guineense a liderar um partido político na Guiné-Bissau.
Graduada em Direito, com especialização na área Política, Administrativa e Financeira, pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (1987), Mestrado em Direito de Estado pela mesma Universidade (1994) e Doutorado em Estudos Africanos pelo ISCTE (Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa) (2016). Ela é investigadora associada do Centro de Estudos Internacionais (CEI-IUL); foi investigadora do Centro de Investigação em Ciência Política, Relações Internacionais e Segurança (2012-2017) e professora regente da Faculdade de Direito de Bissau (1995-1997).
Antonieta exerceu os cargos de Ministra da Justiça (2000-2001) e Ministra dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação Internacional (2001), durante a presidência de Kumba Yalá. Foi a primeira e única mulher candidata às eleições presidenciais da Guiné-Bissau (1994, 1999 e 2005) e na África Ocidental, não tendo, contudo conseguido mais do que 2 por cento dos votos.
Desde 2015 ela preside a Association of African Women for Research and Development – AAWORD/AFARD, uma organização Pan-africana que se dedica ao empoderamento das mulheres africanas na pesquisa. Foi presidente da Assembleia da Federação das Mulheres da Guiné-Bissau (2003-2011) e distinguida com título de Embaixadora da Paz pela Universal Peace Federation e Women’s Federation for World Peace (2019). É cidadã Honorária de Louisville, Estado de Kentucky, nos Estados Unidos, desde 1996.
Antonieta Rosa Gomes é também escritora, tendo publicado livros acadêmicos e de literatura, como Mutabilidade dos Contratos Administrativos(2013), Retratos de Mulher (2013) e A Chave da Lusofonia (2020). e poemas em diversas antologias poéticas.
fonte: http://arcadas.org.br/
-
Noticias2 semanas atrás
Ana Castela visita a sede da Ybera Paris em Vitória no ES
-
Luca Moreira1 semana atrás
Gabrielz: Um Talento em Ascensão com uma Mensagem de Esperança e Conexão
-
Luca Moreira2 dias atrás
Empreendedorismo e economia: Carla Manhães transforma paixão em modelo de negócios e inspira mulheres na beleza
-
Luca Moreira1 semana atrás
Patricio Anabalón e Giorgis Christodoulou: Uma Jornada Musical com “O Vento nos Salgueiros”
-
Luca Moreira2 semanas atrás
Festival celebra Gastronomia do Mar a partir de 23/11
-
Luca Moreira2 semanas atrás
O Grupo SD3 É O Mais Novo Produto Musical Da Fábrica De Sucessos
-
Hernane2 semanas atrás
Vantagens e o conforto de viajar de ônibus entre São Paulo e Curitiba
-
Noticias6 dias atrás
Elite Empresarial: empresas crescem até 203% e desafiam o mercado nacional