Mais baratas e saborosas no inverno: chef indica ingredientes da estação – OnePop
Connect with us

Redação SP

Mais baratas e saborosas no inverno: chef indica ingredientes da estação

Publicado a

em

Marina Linberger ensina receitas práticas, acessíveis e encorpadas para os dias mais frios com o que há de melhor nas feiras livres e supermercados nessa época do ano

Carambola, caqui, caju, kiwi, tangerina, maçã, batata-doce, milho-verde, brócolis, ervilha, abóbora e cará. Essas são apenas algumas das frutas e dos legumes que estrelam durante o inverno, estação que começa, oficialmente, no dia 21/06. Além de oferecem um melhor custo x benefício para o bolso das famílias, já que contam com preços mais acessíveis na sua época de alta safra, os ingredientes da estação também são mais saborosos e nutritivos nos seus meses de colheita, uma vez que o solo e o clima influenciam para que cresçam bonitos e com todas as vitaminas.

Por isso, para aproveitar o que há de melhor durante o inverno, a chef de cozinha Marina Linberger indica quais são as frutas e legumes da estação. Linberger é responsável pelo projeto Cozinha de Gente Moderna, canal no YouTube e outras redes sociais (@cozinhadegentemoder) que fala sobre planejamento alimentar e sazonalidade. A especialista paulistana já ensinou suas receitas e planos alimentares para famílias e ensina receitas práticas, acessíveis e encorpadas para os dias mais frios com os ingredientes que estão em alta temporada nesse mês de junho.

“Sempre ensino aos meus seguidores e alunos que investir nas frutas e legumes da estação é um caminho sem volta. Além de estar sempre com um cardápio variado em casa, com receitas e preparos que mudam de tempos em tempos por conta da sazonalidade dos ingredientes, você também terá o que há de melhor em cada mês do ano. Ingredientes mais frescos, costumam ser bonitos, mais suculentos e muito baratos”, explica Linberger.

Tangerina

A fruta cítrica é uma das estrelas do inverno e segundo a chef Marina Linberger pode ser um insumo versátil e acessível à mesa. “O mais comum é consumir a tangerina in natura, como um snack ou sobremesa, mas ela é excelente para dar um toque cítrico, perfumado e de frescos em receitas. Nessa época do ano, quando elas costumam estar mais suculentas e equilibradas entre o doce e o cítrico, costumo indicá-las, nos preparos salgados como frango ou peixe assado com rodelas de tangerina, pimenta e cebola roxa, argumenta.

Já nas receitas doces, Marina explica que podemos preparar um tradicional bolo de laranja, mas colocar mexerica no lugar. “Funciona muito bem e dá um toque diferente ao bolo, utilizando uma fruta semelhante à laranja, mas com um sabor mais doce e suave. Além disso, a mexerica também é uma fonte rica em vitamina C e outros nutrientes importantes para a saúde. O resultado será um bolo de sabor único e com um aroma fresco e agradável”, finaliza.

Batata Doce

Já a batata doce é considerada um legume de inverno, além de ser um alimento muito versátil e pode ser consumida cozida, assada, frita, em sopas, cremes, pães e bolos. Para a Marina Linberger, a pode -se usar o legume como purê de batata doce.

Sobre Marina Linberger

Marina Linberger se formou em gastronomia pelo SENAC em 2009, mas sua experiência com cozinha começou antes: em 2004. Há 19 anos trabalhando com gastronomia, hoje é responsável pelo “Cozinha de Gente Moderna”, programa exibido semanalmente no canal Sabor e Arte e no YouTube. Marina tem a missão de ajudar mulheres a otimizar o tempo gasto na cozinha para assim aproveitarem mais a família e outros hobbies.

Planejamento e organização são as palavras-chave para a chef, que além disso, aborda assuntos relacionados ao desperdício e economia de alimentos, ensinando diversas receitas com sobras e até mesmo como armazená-lo de forma correta, e como fazer as compras do mês corretamente, levando os consumidores a economizarem de R$ 500 a R$ 2 mil reais por mês.

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Mais Lidas

© Todos os direitos reservados