Colunistas
Marcas que não trabalham com o marketing de experiência devem ficar para trás em 2023
Empresário italiano Marvin Akbari acredita que empresas devem investir em um relacionamento mais próximo do seu público
Empresas só conseguem consolidação quando há um desenvolvimento constante de estratégias bem definidas para adquirir clientes, gerar valor e trazer a confiança e fidelização do público. Dentro deste processo, o marketing de experiência se tornou uma ferramenta essencial para a construção da imagem de uma marca, além de potencializá-la.
Desenvolvida há anos, a estratégia ganhou força por conta das mídias sociais, que se transformaram em grandes condutores de comportamento humano, além dos eventos que estimulam respostas emocionais. Com a ajuda das redes, o marketing de experiência hoje pode ser mais amplo e oferecer vivências de diversas formas e situações.
Italiano, Marvin Akbari fundou a C’est La Vie Produções, empresa especializada em eventos para o público de alto padrão, e veio para o Brasil. Atualmente, ele vem criando diversos eventos que buscam atrair olhares e proporcionar a experimentação, não apenas com experiencias físicas, mas também digitais. De acordo com Marvin, essa estratégia atinge de diversas formas o público por trazer algo mais humanizado.
“O contato marca-consumidor mudou muito ao longo dos anos, a interação é mais rápida e direta, hoje apenas oferecer um produto ou serviço não é o suficiente, pois as pessoas formam opiniões sobre algo através das experiências que vivem. Hoje com a internet e redes sociais somos bombardeados com informações a todo momento e por isso é muito mais difícil para a marca prender a atenção do cliente. Com o marketing de experiência, essa perspectiva muda, pois se torna possível conquistar o cliente e divulgar a sua marca, sendo um diferencial no mercado, pois irá fazer com que a marca crie um relacionamento com o consumidor a longo prazo”, explica Marvin.
Hoje muito se fala do marketing de influência, já que 40% dos consumidores brasileiros levam em conta a opinião de algum influenciador antes de adquirir um produto. Mas para além dessa técnica, o consumidor quer sentir na pele, adquirir suas próprias sensações e experimentar algo único na campanha de uma marca, gerando memórias afetivas ao processo de compra, é por isso que atualmente investir no Marketing de Experiência é o diferencial no mercado.
Em relação a isso, Marvin Akbari acredita que estratégias de campanhas espontâneas entre consumidores e marcas conseguem trazer uma ideia de proximidade quando o cliente vive aquele produto ou serviço, o que tira o ar de propaganda e torna a empresa um personagem da realidade.
“Muitos se limitam a almoços ou jantares em restaurantes com influenciadoras ou clientes. Os mesmos lugares e propostas muito parecidas, onde o que muda é simplesmente a aparência da temática. É preciso mais para surpreender. Em casos de um público exigente e, para poder gerar uma experiência que realmente impacte, a barra sobe”, detalha Marvin.
Além de utilizar as mídias sociais como um meio de aproximação, os eventos criativos e bem elaborados conseguem conectar o cliente de uma maneira mais passional e emotiva. Para 2023, o caminho deve seguir em entender as decisões de compra do cliente e encontrar ações que possam resultar em experiências satisfatórias.
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