Nanda Perim, conhecida como PsiMama, desmente 5 mitos conhecidos sobre criação de filhos – OnePop
Connect with us

Colunistas

Nanda Perim, conhecida como PsiMama, desmente 5 mitos conhecidos sobre criação de filhos

Publicado a

em

Quando se trata de criar filhos, uma série de afirmações baseadas no senso comum é cultivada, principalmente por parte de quem já tem mais experiência nessa atividade e costuma querer aconselhar os pais de primeira viagem. Dentre essas afirmações, diversos mitos são propagados acerca dos comportamentos dos filhos. A PsiMama, mãe, psicóloga, Especialista em Inteligência Parental, especialista emocional e educadora parental desmistifica 5 dessas falas sobre criação dos filhos.

1- Quando o bebê nasce o instinto bate

A PsiMama explica que o amor é construção, ou seja, é aprendido no dia a dia, de forma gradativa, e leva um tempo para chegar ao que é conhecido como “amor de mãe”. Ela aborda esse primeiro mito como forma de difundir a ideia de que nem sempre a mãe é invadida por um amor que antecede o nascimento do filho. Isso porque pensar que o padrão é esse pode fazer com que mães em gestação ou com filhos recém-nascidos acreditem que há algo de errado com elas, caso não sigam esse padrão.

2- O bebê dorme a noite inteira

Nanda Perim fala que, principalmente quando mais novo, o bebê tem o estômago muito pequeno e o primeiro leite produzido pela mãe, o colostro, é absorvido muito rápido pelo neném. Isso faz com que ele acorde o tempo todo, e mesmo após crescer um pouco, vai continuar acordando com frequência por não conseguir ficar muito tempo longe dos pais. “Sono significa separação, e leva tempo até o bebê se sentir seguro a ponto de dormir uma noite inteira. Todos nós temos pequenos despertares a noite toda, mas os pequenos nos buscam para se sentirem seguros e voltarem a dormir” explica a especialista integrativa em sono infantil.

3- Birra é coisa de criança mal educada

A psicóloga afirma que os comportamentos conhecidos como “birra” fazem parte do neurodesenvolvimento da infância e irão acontecer com toda criança, já que os pequenos ainda não têm bem desenvolvidos os recursos necessários para lidar com frustrações de maneira mais regulada e autônoma.

4- Criança que não obedece é mal educada

Segundo a especialista, as crianças não têm capacidade de obedecer com afinco durante toda a primeira infância, e isso ocorre já que não conseguem obedecer nem mesmo o próprio corpo, assim como não conseguem inibir os próprios comportamentos e controlar os impulsos. Essa falta de obediência rígida, como esperada pelos adultos, tem origem em comum com o fator citado no tópico acima, a respeito do neurodesenvolvimento.

5- A criança testa os limites

A educadora comenta que os adultos têm uma tendência a levar determinadas atitudes de seus filhos para o lado pessoal, no entanto, ela explica que a criança não tem maturidade nem capacidade de estabelecer um conceito abstrato dessa forma para fazer isso. PsiMama afirma que, por esse motivo, é muito importante procurar conhecer mais a fundo a criança a qual se cuida, o que possibilita saber o que esperar dessa criança e entender como funcionam os seus processos, para entender que a criança não está desafiando os pais, mas sim sendo desafiada pelo desenvolvimento, que é complexo.

PsiMama aprofunda mais essas ideias em seu livro Educar sem Pirar, um guia prático com objetivo de descomplicar a relação entre pais-filhos-família. O livro tem como base o conceito de Inteligência Parental, criado por PsiMama, conceito esse que tem 3 pilares, sendo o Conhecimento o primeiro, onde é abordado como conhecer seu filho pode ajudar a criá-lo de forma mais assertiva. Os outros dois pilares são Autoconhecimento e Relacionamento. Para explicar de maneira simples, a Inteligência Parental é a capacidade necessária aos pais para serem efetivamente cuidadores que consigam oferecer aos seus filhos a melhor versão da educação que eles conseguem dar. A psicóloga dá mais detalhes de como pôr isso em prática em seu livro, que foi Top 10 de vendas na Veja e já auxiliou artistas como Ivete Sangalo, Boca Rosa e Sabrina Sato.

Conheça mais sobre Nanda Perim:
https://instagram.com/psimamaa
http://PsiMama.online

Imprensa Concedida por: Roberta Nuñez – https://instagram.com/rnassessoriaimprensa

Publicidade

Mais Lidas

© Todos os direitos reservados